ticEDUCA 2012

Full Program

Friday, 30 November 2012
11:00-16:30
Registo e Entrega de Documentação (Instituto de Educação)
16:30-17:30
Sessão de Abertura (Anfiteatro IEUL)João Filipe MatosSessão de Abertura do II Congresso Internacional TIC e Educação - ticEDUCA2012

João Barroso | Vice-Reitor da Universidade de Lisboa
João Pedro da Ponte | Diretor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
João Filipe Matos | Coordenador a Área Currículo, Didática e Formação de Professores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Chair do ticEDUCA2012
17:30-18:30
Sessão Plenária I : Etienne Wenger (Anfiteatro IEUL)João Filipe MatosLearning in landscapes of practice
Saturday, 1 December 2012
9:00-10:00
Sessão Plenária II : Albert Sangrá (Anfiteatro IEUL)João Filipe MatosSessão Plenária II: Albert Sangrá
10:00-10:30
Coffee Break (Instituto de Educação)Coffee Break
10:30-12:00
Sala 3Sala 18Sala 9Sala 4Sala 10Sala 13Anfiteatro IEULSala 1Sala 5Sala 11Sala 2Sala 6Sala 12Sala 15Sala 7Sala 8
Ambientes Virtuais e Habitats DigitaisBento SilvaSchoooools.com: Um Ambiente De Aprendizagem Social E Colaborativo Para O Ensino BÁsicoAdemar Aguiar; Ana Ferreira; Gonçalo Silva; Luis Cruz; Martina Simicic; Patricia RanitoAplicaÇÃo De Elementos De Jogos Numa Plataforma De Aprendizagem SocialJorge Simões; Ademar Aguiar; Rebeca Redondo; Ana VilasOs Jovens E A Web 2.0: Uma ConexÃo Ou Um Mito?Joana VianaO Blogue Como Ferramenta Auxiliar Na Aprendizagem ColaborativaMaria da Glória Santos; Maria Ivone GasparCyberbullying Sobre Os Professores - Uma Realidade EscondidaJosé António Pinto de Matos; Maria João Gomes Ambientes Virtuais e Habitats DigitaisLúcia AmanteUm Focus Group Em WebconferÊnciaJosé Rui Santos; Celestina SilvaExperiÊncia E Aprendizagem Em Ambientes Baseados Em Web-3d Ciclo Metaversiano De AprendizagemLeonardo Humberto Soares; Jacira da Silva Câmara; Maria Cândida MoraesCongresso Virtual No Second Life: Uma Atividade Imersiva Na Perspetiva De Alunos Do Mestrado Em Pedagogia Do E-learningLauriza Nascimento; Maria João SpilkerFormaÇÃo De Professores Em Quadros Interativos MultimÉdia: Um Estudo De Caso No Centro De FormaÇÃo De AssociaÇÃo De Escolas De Sousa NascenteDaniela Guimarães; Ana Amélia CarvalhoSapo Campus: Uma Plataforma Da Web Social Para Contextos EducativosCarlos Santos; Luís Pedro; Sara Almeida Competências e Desenvolvimento ProfissionalJosé LagartoFormação Docente E Práticas Pedagógicas Suportadas Por Quadros Interativos MultimédiaTeresa Vasconcelos; J. António MoreiraEstudo Da Identidade Docente Em Um FÓrum De FormaÇÃo Continuada Na Uab/unb, BrasilAna Paula Carlucci; Maria Fernanda Gonzalez; Jorge Castro-TejerinaLetramento Digital Como Prerrogativa Social: Um Estudo Baseado Nas Sete CompetÊncias De BruceAna Márcia Abreu Martins de PaivaA Tecnologia A Serviço Da Formação Continuada De Profissionais Da Rede Estadual De Ensino Na Bahia, BrasilSimone Leal Souza Coite; Jacira da Silva Camara; Clélia de Freitas Capanema; Gabriela Sousa Rego Pimentel; Sandra Regina dos Santos MenezesTics Em Disciplinas De GraduaÇÃo Presencial Numa Universidade PÚblica Brasileira – Relato De ExperiÊnciaEliana de Fátima Souza Salomon Benfatti; Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano; Carlos Gomes; Daíla dos Passos Vitorino; Sandra de Paula Ávila; Giovanni Horácio Guimarães; Julio Cesar Moreno; Luciana Leão Brasil E-learning e Ambientes EmergentesFilomena MoitaA Iptv Aplicada À Entrega De ConteÚdo Em Ensino A DistÂncia: Reduzindo As DistÂncias No Ensino Em Engenharia ElÉtricaMarcos Jolbert Cáceres Azambuja; José Aquiles Baesso GrimoniAmbientes Educativos Virtuales Con InteracciÓn Basada En Realidad Aumentada Usando El WiimoteRené Lobo; Jonatan Gomez; Pablo FigueroaPortal Da Rede De Bibliotecas De Tomar: Plataforma De Apoio Ao Ensino E À AprendizagemGraça Barão; Célio Gonçalo Marques; António GodinhoInstitucionalizaÇÃo Da EducaÇÃo A DistÂncia No Brasil: Propostas E ReflexÕes Para Um Marco RegulatÓrioKlaus Schlünzen Junior; Bruno Teremussi Neto; Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos; Elisa Tomoe Moriya SchlünzenAvaliaÇÃo Da InserÇÃo Regional No Estado Do PiauÍ Da Rede Escola TÉcnica Aberta Do Brasil Do ColÉgio AgrÍcola De Floriano Da Universidade Federal Do PiauÍ Obtida Com O AuxÍlio Da Plataforma De Apoio Ao Ensino E À AprendizagemJOSE VALDEMIR DOS REIS JUNIOR; SIDCLAY FERREIRA MAIA; LOPES Jackelline Cristina Ost E-learning e Ambientes EmergentesIrene ToméAvaliaÇÃo Para A Aprendizagem Em EducaÇÃo A DistÂncia: Uma RevisÃo Integrativa De Estudos Sobre A UtilizaÇÃo De E-rubricasPaulo Branco; Regina Canelas; Rui Soares; Lúcia Pombo; Maria João LoureiroA Utilização Da Plataforma Moodle No Reconhecimento De Competências A Distância: Colaboração E Satisfação Dos UtilizadoresPedro Félix; Célia Magalhães; Rui Santos; Vera FonsecaTeorias De Aprendizagem E T-learning: Uma AnÁlise HistÓrica Da UtilizaÇÃo Da TelevisÃo Em EducaÇÃo.Paulo Branco; Maria BarbasOs Fatores Que Afetam A DecisÃo Dos Estudantes Do Ensino Superior Ao Escolherem Cursos Em Regime De E-learningDomingos Martinho; Idalina JorgeA Pesquisa Sobre DidÁtica Nos Cursos Na Modalidade EducaÇÃo A DistÂncia: TendÊncias E LacunasNANCI NEVES CARDIM; SONIA REGINA MENDES DOS SANTOS; DOMINIQUE MACIEL E-learning e Ambientes EmergentesAntónio Vieira de CastroRepensando A EducaÇÃo Presencial E A Distancia No Brasil: Por Uma EducaÇÃo TecnolÓgica InclusivaWelinton Baxto da SilvaContributions Of B-learning In The Teaching Of Mathematics In Engineering: An Effective Shared Responsibility Of StudentsDeolinda Dias Rasteiro; Emília Bigotte; Carla FidalgoUma Perspectiva Didatico-pedagÓgica AtravÉs Da Rede Social Para Educacao TeccienciaAnna F. Schwarzelmüller; Amaleide Lima; Débora AbdallaO Uso De Dispositivos MÓveis Durante A Aula: AnÁlise De Um Recorte Da Realidade De Universidades PÚblicas Do BrasilDavid Santos; Adolfo Duran; Teresinha BurnhamA PresenÇa Da Afetividade Na EducaÇÃo MatemÁtica Dentro Do CiberespaÇo: Um Estudo Na FormaÇÃo De PedagogosAmanda Marina Andrade Medeiros Painel I: E-learning e novas abordagens virtuais ao conceito de educação Maria João Gomes Painel I: E-learning e novas abordagens virtuais ao conceito de educação Perspetivas TeóricasCristina PonteIntegraÇÃo Educativa Das Tecnologias: A RelevÂncia Dos LÍderes (diretores) EscolaresJoão Piedade; Neuza PedroE Depois Do Pte? A IncorporaÇÃo Da Componente PedagÓgica Do Plano TecnolÓgico De EducaÇÃo – Alguns Dados PreliminaresSusana Gonçalves Duarte; Glória BastosUso De Tecnologias Na PrÁtica Docente:um Estudo De Caso No Contexto De Uma Escola PÚblica Do Interior Do Rio De JaneiroJanete Araci do Espírito Santo; Karine Lôbo Castelano; Jaqueline Maria de AlmeidaTecnologias No Ensino Como Forma De Aprendizagem, FormaÇÃo E Desenvolvimento ProfissionalALIX BIRCHE DE CARVALHO; THAIS LANUTTI FORCIONE; MARIANA DOS SANTOS NASCIMENTO; GUILHERME POMPERMAYER MARTINSEm Busca De InovaÇÕes Curriculares: RecontextualizaÇÕes Do Programa Um Computador Por Aluno Numa Escola PÚblica Do Sul Do Brasilfernando Sossai; Geovana mendes; gabriele silva Perspetivas TeóricasFernando Albuquerque CostaO Programa Um Computador Por Aluno (prouca) No Discurso De Professores Brasileiros Da Rede PÚblicaStella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa; Tito Ricardo de Almeida TortoriO Uso Das Tic , A FormaÇÃo Docente E O Ensino De CiÊnciasWanderlei Gabini; Renato DinizAprender Sem Papel - Criação E Implementação De Uma Disciplina DigitalMagna Freire; José LagartoNovas Tecnologias, EducaÇÃo A DistÂncia E FormaÇÃo De Professores Na Universidade Estadual Do MaranhÃoVanessa Nunes da Silva; Denis da Silva Passos; Isabel Cristina A. Pereira A FormaÇÃo De Professores E A IntegraÇÃo Das Tic No CurrÍculo: Com Que Formadores?Maria Helena Santos Vieira Felizardo; Fernando Albuquerque Costa Perspetivas TeóricasJosé Luís RamosO Trabalho Do Professor, As Tecnologias E Os GÉneros MultissemiÓticos: Da ConstruÇÃo De Modelos DidÁticos A SequÊncias De EnsinoMÁRCIA ANDRÉA ALMEIDA DE OLIVEIRANovas Tecnlogias, Velhas Atitudes, PrÁticas AntigasFlávio de Paula Soares Carvalho; Jaqueline Araújo CivardiA Linguagem Utilizada Nas Redes Sociais E Sua InterferÊncia Na Escrita Tradicional: Um Estudo Com Adolescentes BrasileirosVera Lucia Deps; Luciene Pinheiro de SouzaA IntegraÇÃo Das Mulheres Nos Cursos De ConstruÇÃo Civil: Um Estudo EtnogrÁfico No CenficAna Duarte; Anabela Lobato; César Moreira; Eduardo Teixeira; Pedro GarciaAs Tecnologias MÓveis No Processo De Ensino E Aprendizagem Da LÍngua Inglesa: Um Estudo ExploratÓrio No CenficAnabela Lobato; Neuza Pedro Projetos e PráticasDaniela Melaré BarrosDesbravando Os Carboidratos: Jogo Interativo Sobre BioquÍmica De CarboidratosDenise Nogueira HEIDRICH; Graciela Sardo MENEZES; José André Peres ANGOTTI; Maria Santos Reis Bonorino Figueiredo; Juliet Kyoko Sugai; Regina Vasconcellos Antônio; Juliano Regis O Presente Digital: O Uso De Podcasts E De ShowcastsAna Maria Marmeleira; Ana Maria NobreTecnologia Educacional Para O Ensino De CiÊnciasAlessandra Arantes; Carolina Souza; Savana Diegues; Nelson StudartDiferenciaÇÃo Curricular Em Ambiente Online: Uma Abordagem Para O Desenvolvimento Da Aprendizagem Das CiÊncias No Ensino BÁsicoBerta BemhajaNovas Abordagens Curriculares: Uso E FunÇÕes Do VÍdeo Em Pesquisa De Sala De AulaIracema Cusati Projetos e PráticasMaria Elisabeth AlmeidaAvaliaÇÃo/intervenÇÃo Via Jogos Educativos EletrÔnicos Com Alunos NeesCristina Lúcia Maia Coelho; Claudio Lyra Bastos; Aline Cavalcanti; Isabel Caetano; Evandro RodriguesTorre De HanÓi: O EspaÇo LÚdico Como IntervenÇÃo PsicopedagÓgica Com Alunos NeesCoelho Cristina; Isabel Caetano; Aline Cavalcante; Claudio Bastos; Evandro RodriguesRecursos Digitais E Ambientes Exteriores à Sala De Aula: Um Exemplo De Integração No Ensino Curricular Da GeologiaRui Soares; Dorinda Rebelo; Lúcia Pombo; Luís Marques; Nilza CostaO Uso Das Tecnologias No Ensino Das Ciências: Resultados Preliminares De Um Estudo No âmbito De Cursos De Natureza ProfissionalizanteHenriqueta Costa; Isolina Oliveira A Atividade De Blogging No Desenvolvimento De Uma Comunidade De Investigadores: Um Estudo ExploratórioSusana Henriques; Isolina Oliveira Projetos e PráticasPedro ReisA FormaÇÃo Do Pedagogo Para O Uso Das Tecnologias: Uma AnÁlise De Diferentes CurrÍculosDeise Maria Marques Choti; Nara Maria Bernardes PasinatoA Inclusão Digital Das Pessoas Mais VelhasFabio Ericsson Mortari; Carlos FerreiraOs Blogues: Uma Ferramenta Tecnológica Para Discutir Questões Sócio-científicas E Sócio-ambientaisElisabete Linhares; Pedro ReisO Redimensionamento Da Escola E Da PrÁtica Docente No CenÁrio Da Cultura DigitalLuciana Silva dos SantosTecnologias Para Desenvolver O Pensamento AlgÉbricoJosé DuarteDiscussÕes De ControvÉrsias SociocientÍficas Com Recurso À Plataforma MoodleJosé Fanica; Pedro Reis Sessão Multitema OnlinePaula AbrantesO FÓrum De Ead: Uma Ferramenta De Aprendizagem Da Lingua InglesaERYCK DIEB SOUZA; MEIRE CELEDÔNIOAprendizagem Colaborativa Nas Redes Sociais: Novos Olhares Sobre A PrÁtica PedagÓgicaADRIANA ALVES NOVAIS SOUZA; HENRIQUE NOU SCHNEIDERSite De Redes Sociais: InteraÇÕes Entre Estudantes Do Ensino MÉdio.Rodrigo Castro; Rosária Sperotto; Antoniela MartinsSobre O Uso Das Redes Sociais No Ambiente Escolar: Twitter, Um Questionamento A PropÓsito Da Possibilidade De InteraÇÃo No Ensino/aprendizagemRodrigo Castro; Carolina Barros; Ana Maria Costa; Cristiane Araujo As Possíveis Inter-relações Das Redes Comunicativas – Blogs – E Das Comunidades De Prática No Processo De Formação DeMaria Angela Oliveira Oliveira; Rosana Giaretta Sguerra MiskulinTelecurso Tec – Educação Técnica E Qualificação Profissional: Uma Experiência Exitosa Em Educação Pública A Distância BrasilJuçara Maria Montenegro Simonsem Santos; Lidia Ramos Aleixo de Souza; Cesar Bento de Freitas Simpósio IAna Boa-venturaSimpósio IA Snapshot Of Digital Storytelling In European Formal And Informal EducationAna Boa-Ventura; Helena Lopes; Patricia Jenkins; Grete Jamissen; Darcy Alexandra; Sandra Ribeiro Workshop INuno Ratão e Milena JorgeWorkshop I
Projeto Go da Direção Geral de Educação
12:00-13:00
Sessão de Posters (Sala Posters)Idalina Jorge e Paula AbrantesSessão de apresentação de postersTeaching Calculus Using E-learning In A Moodle PlatformCristina M.R. Caridade; Maria do Céu Faulhaber; Paulo M. Rosa; Pascal M. Silva; Nuno S. BaetaIntegraÇÃo Educativa Das Tecnologias: A RelevÂncia Dos LÍderes EscolaresJoão Piedade; Neuza PedroContributos Para A AnÁlise E CompreensÃo Do Papel Da Equipa Pte Na Escola: Um Estudo De CasoAna Isabel Trigacheiro PiresO Saber Escutar Como Elemento Na ConstruÇÃo Do Planejamento De Aulas Na EducaÇÃo A DistÂnciaLourdes Helena Rodrigues dos Santos; Claudete da Silva Lima Martins; Daniela Pedra Mattos; Rozane da Silveira AlvesAs Tic Na FormaÇÃo Do Professor De EducaÇÃo FÍsica: Registro De Uma ExperiÊncia PessoalJoão da Silveira Guimarães; Ingrid Wiggers; Julia LuetzA UtilizaÇÃo De Uma Metodologia De Blended Learning No Ensino Da InformÁtica A Uma Turma Cef Do 3º CicloSónia Rézio; Rita CadimaComunidades De InvestigaÇÃo: Uma Proposta De MudanÇa Da FormaÇÃo InicialFilomena RodriguesUso Da Plataforma Online Do Projeto Rede De Apoio À SupervisÃo Da InvestigaÇÃo E Desenvolvimento Em EducaÇÃo Para Fins De InvestigaÇÃo: Um Estudo Envolvendo Estudantes De PÓs-graduaÇÃo (2.º E 3.º Ciclos De Bolonha)Marisa Paço; Idalina Jorge; Maria João LoureiroUm Estudo Para A IdentificaÇÃo Das Áreas De InvestigaÇÃo Em EducaÇÃo A DistÂncia/e-learning Consideradas PrioritÁrias Em PortugalDércio Martins; Idalina JorgeProjeto Cineclube Em Uma Escola PÚblica De Juiz De Fora – Brasil.Sergio Gomes; Helyon GuimarãesEvtux: Uma DistribuiÇÃo Livre Para As EscolasJosé Rodrigues; António MoreiraAmbientes De Aprendizagem Com Cloud Computing: Uma VisÃo Sobre O Conceito E A Realidade Portuguesa No Ensino SecundÁrioJosé Cruz; Idalina JorgeA FormaÇÃo Continuada Para O Uso PedagÓgico Dos Recursos Da Web 2.0 Por Professores Da EducaÇÃo BÁsica: Uma AnÁlise Da ApropriaÇÃo E Suas ImplicaÇÕes MetodolÓgicasJair Romão Alves Júnior; Claudio Zarate Sanavria; Maria Raquel Miotto MorelattiProjeto “viagens LiterÁrias”: IntegraÇÃo Curricular Das Tic AtravÉs Da ProduÇÃo E UtilizaÇÃo De Recursos Educativos Digitais Com O Google Earth – Contributos Para AnÁlise Das PerceÇÕes Dos DocentesTeresa PomboUm QuestionÁrio Sobre As Atitudes Dos Docentes Do Ensino Superior Em Portugal Em RelaÇÃo Ao E-learningEsperança Alfaiate; Idalina JorgeLa RelaciÓn Entre El Escenario Educativo Familiar Y El Uso De InternetELISA RODRÍGUEZ GUTIÉRREZ; MÍRIAM ÁLVAREZ LORENZO; SONIA PADILLA CURRA; MARÍA JOSÉ RODRIGO LÓPEZLa Familia En Los Entornos Virtuales De AprendizajeSonia Padilla Curra ; Elisa Rodríguez Gutiérrez ; Miriam Álvarez Lorenzo; María José Rodrigo LópezO RobÔ Ajuda? Estudo Do Impacto Do Uso De RobÓtica Educativa Como EstratÉgia De Aprendizagem Na Disciplina De AplicaÇÕes InformÁticas BPaulo TorcatoA Aprendizagem Social, Via Web 2.0, Na EducaÇÃo E FormaÇÃoManuela Rodrigues; Hurrydeo Beefun Distance Rater-training Program Do Improve Inter-rater Reliability In Medical EducationShih-Li TsaiA Escola Na BlogsferaJoana Arrelaro; Emílo FirminoWeedu: Plataforma Web 2.0 Como Suporte De Ambientes Pessoais De AprendizagemAna Parada; Carla Morais; João PaivaLms No Ensino Superior: Fatores De AdoÇÃo E DifusÃoSofia Batista; Neuza Pedro; João FreitasItic: Um Projeto Para Contribuir Para O AperfeiÇoamento E Embasamento Do Corpo De Professores Do Programa Aprendizagem Do Senac-ma No DomÍnio Da UtilizaÇÃo Das TicClaudia Machado; Maria João GomesO B-learning Promovendo A FormaÇÃo ContÍnua De Professores De CiÊncias No Âmbito Do Projeto Europeu Profiles: DescriÇÃo Da ExperiÊncia PortuguesaCarla Morais; João Paiva; José BarrosImplicaÇÕes Da FormaÇÃo Continuada Docente Para A InclusÃo Digital Na Escola PÚblicaAdriana Richit; Bárbara Pasa; Valéria Lessa; Mauri Luís Tomkelski; André Schaeffer; Angélica RossiEnsino Experimental Das CiÊncias E Ambientes Virtuais De Aprendizagem Num Projeto Interdisciplinar CtsAna Paula Santos Santos; António Fernandes; Berta Benhaja; Cristina Fernandes; Cristina Neves; Eurídice Rocha; Paula Fidalgo; Conceição Gomes; Odete BernardinoFormaÇÃo De E-formadores: Estudo De Caso No Solar – Ambiente De Aprendizagem Online Do Instituto VirtualMaria Auxiliadora de Almeida FariasReflexÕes Sobre A FormaÇÃo De Professores Tutores Para O Ensino De Teatro À DistÂnciaLuzirene do Rego Leite; Kalina Lígia de Almeida BorbaRealidade Das Escolas Do Segundo Ciclo Do Ensino SecundÁrio Em Luanda(angola) Para A ImplementaÇÃo Das Tecnologias Web2.0Nlandu MpakaUm Estudo Longitudinal Sobre A InfluÊncia Da FormaÇÃo Nos Índices De UtilizaÇÃo Efetiva Das Tic E Na AutoeficÁcia Dos ProfessoresAna Santos; Neuza PedroCompetências Digitais Dos Docentes Do Ensino SuperiorSusana Lemos; Neuza PedroMediadores TecnolÓgicos E FormaÇÃo De Professores. Cartografia De Um Caso Frente Aos Desafios No Contexto AmazÔnicoJUCIMARA CANTO GOMES
13:00-14:00
Pausa para AlmoçoPausa para Almoço
14:00-15:30
Sala 3Sala 18Sala 9Sala 4Sala 10Sala 13Anfiteatro IEULSala 1Sala 5Sala 11Sala 2Sala 6Sala 12Sala 7Sala Tecnologias II
Ambientes Virtuais e Habitats DigitaisTomás PatrocínioUma Proposta De Ensino-aprendizagem De ProgramaÇÃo Utilizando RobÓtica Educativa E Storytelling.Diana Oliveira; Susana Ferreira; Honorina Celestino; Sandra Ferreira; Paula AbrantesO Amadurecimento MetodolÓgico E O Uso Das Tics: Um Estudo De Caso Com Professores De FÍsicaCarolina Souza; Alessandra Arantes; Nelson StudartTtecnologia E Educação: A Aprendizagem 3d Em Sala De AulaAna Lucia GomesNetfÓlios: Um Estudo Descritivo Em Contexto FormativoArtur RamísioJogo SÉrio Colaborativo Para O Ensino Da ProgramaÇÃo A CrianÇasAdmilo Ribeiro; António Coelho; Ademar AguiarA CompetÊncia Numa PrÁtica Com Robots: Um Projeto No 1º CebSónia Martins Ambientes Virtuais e Habitats DigitaisElvira MonteiroA FormaÇÃo Continuada De Professores Com A UtilizaÇÃo Das Redes E MÍdias Sociais: Relato De ExperiÊnciaDeise Maria Marques Choti; Carlos Augusto Candêo FontaniniRobÓtica Educativa/pedagÓgica Na Era DigitalJoão Vilhete Viegas d'Abreu; Josué Ramos; Luiz Mirisola; Núbia BernardiUm Ambiente Online De SupervisÃo PedagÓgica Criado Na Rede Social Facebook – A PresenÇa Social E A PresenÇa CognitivaConceição Malhó Gomes; Teresa PessoaBiblioteca Escolar E Web 2.0 – QuestÕes Em Torno De Algumas PrÁticas Em ImplementaÇÃo E PerceÇÃo Do Impacto No Trabalho Da BibliotecaJoão ProençaAs Implicações Do B-learning No Sucesso, Satisfação E Motivação Dos Alunos Do 3ºciclo Do Ensino Básico: Um Estudo Exploratório Nos Concelhos De Rio Maior E SantarémAlfredo Oliveira; Luís Tinoca Competências e Desenvolvimento ProfissionalLuís RoqueOs Reflexos Da FormaÇÃo De Professores Na IntegraÇÃo De Um Computador Por Aluno Nas PrÁticas PedagÓgicas Em Uma Escola PÚblica De SÃo Paulo: A PercepÇÃo Dos Docentes.VALÉRIA FARIA WECKELMANNO Uso De Tecnologias Digitais Contribuindo Para A FormaÇÃo De Professores De MatemÁtica Da EducaÇÃo BÁsica BrasileiraFátima Aparecida da Silva Dias; Idalise Bernardo BagéOlhares De Uma FormaÇÃo De Professores Suportada Pelo QimterativoAna Maria Machado; Joana Cristina Esteves; Sara CruzAÇÕes Desenvolvidas No Curso De FormaÇÃo Do Professor De MatemÁtica Para AtuaÇÃo Com As Tecnologias Da InformaÇÃo E ComunicaÇÃoRosa Monteiro Paulo ; Ana Paula Jahn; Tania Maria Vilela Salgado LacazEfeitos Do NÍvel De Interatividade Num Recurso Educativo Digital - DiferenÇas Na SatisfaÇÃo E Na AprendizagemJúlia Tomaz E-learning e Ambientes EmergentesCarla MoraisO E-learning E As CompetÊncias Em Tic Dos Docentes Do Instituto PedagÓgico De Cabo Verde (ipcv)João Moreira Lopes dos Santos; Bento SilvaPerceÇÃo Da Aprendizagem Nas InteraÇÕes Numa Comunidade De B-learning: O Caso Do PdmmeduSânnya Nunes Rodrigues; António Moreira; Ana BalulaDancelidoo: Uma Ferramenta Colaborativa De ComposiÇÃo Musical Para CrianÇas, Por CrianÇasRicardo Gonçalves; Paula Alexandra Silva; Rui Melo; Ademar AguiarA Acessibilidae, A Arquitetura De InformaÇÃo, A InteraÇÃo Homem MÁquina E A Usabilidade Aplicadas Às Plataformas E-learning Do ServiÇo Nacional De SaÚdeNuno DominguinhosWebsites De Museus E O Ensino Da Arte: A Reprodutibilidade Técnica Das Imagens Possibilitando A “liberação” Das Obras De Arte No Ciberespaço Como Recurso PedagógicoSimone de Souza Alves De Bona PortonSocial Network Analysis No Ensino A DistÂncia: Metodologia De Avaliação Das Dinâmicas EstabelecidasJoão Gonçalves; Neuza Pedro E-learning e Ambientes EmergentesNeuza PedroSimular: Um Software Educativo Com TÉcnicas De Realidade Aumentada Para Ensinar E Aprender FenÔmenos FÍsicosFilomena Moita; Douglas FerreiraRevisÃo TeÓrica Dos Estudos Desenvolvidos Em Portugal Em Torno Da UtilizaÇÃo Das Plataformas Lms Em Contexto EscolarPedro de Jesus RodriguesUtilização Da Plataforma Moodle Na Escola Eb 2, 3 S. João De DeusRui SantosEnsino A DistÂncia Para A ItinerÂncia Em Portugal: PrÁticas De Estudo E RepresentaÇÕes Dos AlunosFernando Albuquerque Costa; Joana DiasAprendizagem Em Ambientes Lms - Estudo Comparativo Entre O Grau De SatisfaÇÃo De Alunos De Ensino Presencial E Alunos De Ensino OnlineCarla Oliveira; Gualter Franco; Nuno Dorotea; Pedro Moita; Sérgio Carvalho; Neuza Pedro; Susana Lemos E-learning e Ambientes EmergentesAntónio Quintas-MendesA FormaÇÃo Docente Com A UtilizaÇÃo Das Tics Mediada Pedagogicamente Por Meio Da Modalidade Ead Na Proposta De Um Paradigma Da ComplexidadeKarina Rodrigues; Deise Maria Marques ChotiO Teorema Da EquivalÊncia Da InteraÇÃo E O Desenho De CenÁrios Para A EducaÇÃo Online: Resultados PreliminaresPedro Barbosa Cabral; António Quintas-MendesAmbiente De Apoio Ao Ensino Presencial: Um Estudo Sobre A UtilizaÇÃo Das Ferramentas Em Uma Universidade FederalIRIS PIMENTA; Anatália Saraiva Martins Ramos; Apuena Vieira Gomes; Miguel Eduardo Moreno AnezO Celular E O Ensino De Ondas Na Escola: Uma Proposta PreliminarJeremias Ferreira da Costa; Eduardo RengelConhecimento DistribuÍdo Com A Web 2.0: PerceÇÕes De Docentes Em RelaÇÃo A Uma AÇÃo De FormaÇÃo Em Regime De Blended-learningÓscar Leal dos Santos; Idalina Jorge Painel II : Educação, Inovação e tecnologias João Filipe MatosRationale

Identifica-se nas práticas em educação uma variedade de tendências no entendimento das relações entre as tecnologias digitais e as comunidades em que essas práticas ocorrem. Mas é frequentemente referido que a naturalização do uso das tecnologias digitais numa comunidade pode transportar em si mesma elementos de inovação que importa analisar.
À medida que as tecnologias digitais se tornam parte integrante do dia-a-dia das pessoas e das comunidades educativas, e que as limitações naturais do mundo físico são removidas por via da aproximação de espaços e da dilação de tempos, sublinha-se a responsabilidade dos professores, educadores e investigadores na delimitação das possibilidades e constrangimentos que as tecnologias comportam nas práticas em educação e formação.
As oportunidades, os ritmos, o sentido prospetivo da formação e a natureza das finalidades da educação e formação no mundo social, constituem elementos que trazem a questão da inovação ao centro de gravidade da análise das relações entre tecnologias digitais e educação.
As tecnologias digitais são atualmente constitutivas do mundo social – em que constituem preocupações imanentes questões tais como o acesso à qualidade na educação, o usufruto e partilha de recursos para o desenvolvimento pessoal e social e a educação para a solidariedade – e por essa razão são frequentemente entendidas como fator de inovação numa variedade de práticas educativas.
Perspetivas TeóricasHélia OliveiraTwitter Como Alternativa Para O Ensino De LÍngua PortuguesaKarine Lôbo Castelano; Jefferson de Oliveira Balduino; Janete Araci do Espírito Santo; Jaqueline Maria de AlmeidaA FormaÇÃo De Professores De MatemÁtica E O Processo De ApropriaÇÃo Colaborativa Dos Recursos Da Web 2.0Claudio Zarate Sanavria; Maria Raquel Miotto MorelattiO Paradigma Interpessoal Em Ambiente Virtual De AprendizagemMaria José Januário; Ana Carlos; Marta GomesDificuldades Na Aprendizagem Da ProgramaÇÃo No Ensino Profissional - Perspetiva Dos AlunosGeni Gomes; Joana Martinho Costa; Martine Bernardo; Fernando Matos; Paula AbrantesA TelessaÚde No Brasil E No Estado Do Amazonas Como Facilitador De Conhecimento Em SaÚde.Cassia Rozária da Silva Souza; Jacqueline de Almeida Gonçalves Sachett; Luciane da Silva Lima Perspetivas TeóricasClara CoutinhoTempo Para AprenderRoxane NascimentoPolÍticas PÚblicas Brasileiras Para FormaÇÃo Inicial E Continuada De Professores De MatemÁtica Para O Uso Das TicAna Maria da Silva; Jaqueline Araújo CivardiAnÁlise Da IntegraÇÃo Da Tecnologia Em InstituiÇÕes De Ensino Superior AtravÉs Da GestÃo Do Conhecimento: Projeto UninteraRosângela CaldasUso Do Blog Na Escola: Recurso DidÁtico Ou Objeto De DivulgaÇÃo?Jaqueline Almeida; Karine Castelano; Janete Araci do Espírito Santo; Carlos Henrique Medeiros de Souza; Eliana Crispim França LuquettiTecnologias De InformaÇÃo E ComunicaÇÃo Para O Enriquecimento No Ensino/aprendizagemCristina M.R. Caridade Perspetivas TeóricasElisabete CruzConcepÇÕes Sobre Ensino De CÁlculo Diferencial E Integral, Geometria E Tecnologias Digitais: Como O Professor Experimenta Uma Nova PrÁtica Utilizando TecnologiasAndriceli Richit; Adriana RichitO Uso Da EducaÇÃo Online Na PÓs-graduaÇÃo Stricto Sensu Brasileira: O Caso Do Mestrado Semipresencial Em GestÃo E AvaliaÇÃo Da EducaÇÃo PÚblicaVanessa Itacaramby Pardim; Emerson Antonio MaccariAs Tecnologias MÓveis No Ensino Da MultimÉdiaSandrina Correia; Maria João Pereira; Luís Raminhos; Maria Jesus FerreiraMapper: Um Sistema De Apoio À Tomada De DecisÃo PedagÓgica Para Um Ambiente Virtual De AprendizagemSidnei Oliveira Sousa; Klaus Schlünzen Junior; Elisa Tomoe Moriya SchlünzenLonge Da Vista, Perto Da ValidaÇÃo? As Tecnologias E Metodologias De E-learning No Reconhecimento De CompetÊncias A DistÂncia Nos Processos De Reconhecimento, ValidaÇÃo E CertificaÇÃo De CompetÊncias, No Âmbito Da EducaÇÃo E FormaÇÃo De AdultosPedro Félix; Idalina Jorge Projetos e PráticasIsabel ChagasProjeto Um Computador Por Aluno Em Uma Escola No BrasilSILVANA DONADIO VILELA LEMOSAs Tic Na PromoÇÃo Do Envolvimento Familiar Em Contexto SocioeconÓmico DesfavorecidoTiciana Tréz; António Augusto Moreira; Rui Marques VieiraThe Use Of Mobile Technology In EducationLuís Noivo; Paulo FerreiraO Uso Das Tecnologias De InformaÇÃo E ComunicaÇÃo Pela Terceira IdadeRozane da Silveira Alves; Josias Pereira; Marley Maria Tedesco Radin; Rosária Ilgenfritz SperottoRobots Numa PrÁtica EscolarPaula LopesAtividades Interdisciplinares No Curso TÉcnico Em ManutenÇÃo E Suporte Em InformÁtica (modalidade Proeja) A Partir Do Uso Da Plataforma ArduÍnoLuiz Fernando Delboni Lomba; Olavo Jose Luiz Junior; Claudio Zarate Sanavria Projetos e PráticasLuís PedroAprendizagem, Arte E EducaÇÃo: Uma ExperiÊncia PedagÓgica Na EducaÇÃo A DistÂnciaEliana de Fátima Souza Salomon Benfatti; Denise Ramos Gonçalves; Rita de Cássia Magalhães Trindade StanoO Papel Das Novas Tecnologias Para A Aprendizagem Autónoma E A Criação De Conhecimento Com Base Em Pedagogias Construtivistas Na Disciplina De Economia AAna Luísa Fonseca RodriguesO Primeiro Ano Do Projecto De RobÓtica EducativaAna Gonçalves; Carlos FreireO Computador PortÁtil Na Escola PÚblica E O Projeto De GestÃo Integrada Da Tecnologia – ProgitecMaria Elizabeth Almeida ; Maria Elisabette Prado; Maria Paulina AssisNovas Abordagens Na FormaÇÃo De Professores. Projectos De Escola Como Contextos De FormaÇÃo Tic.Ana Gonçalves Projetos e PráticasAltina RamosCriaÇÃo De Um ProtÓtipo Educativo MultimÉdia Integrado Num Projeto De FormaÇÃo Em E-learning Num Estabelecimento PrisionalCelestino Magalhães; Carlos GuimarãesCaminhos Percorridos Na ConstruÇÃo De Objetos De Aprendizagem: Um Estudo De CasoKarine Souza; Bento SilvaAvaliaÇÃo Da Usabilidade Do ProtÓtipo MultimÉdia “alfa E Beta”Marco Bento; José LencastreO Twitter E Sua Hipertextualidade Na EducaÇÃo Informal O Twitter E Sua Hipertextualidade Na EducaÇÃo InformalAlexandre Chagas; Ronaldo LinharesEl Aprendizaje Interfocal: Una Aproximación Multilineal De La Adquisición En Contextos De Aprendizaje Online Y Multimedia.Antonio Chenoll Mora Simpósio IIAlda PereiraSimpósio IIAvaliação Online No Ensino SuperiorAlda Pereira; Maria João Gomes; Isolina Oliveira; Luís Tinoca; Maria do Carmo Pinto; Cláudia GomesAvaliaÇÃo Digital No Ensino Superior Em PortugalLúcia Amante; Maria João Gomes; Isolina Oliveira Workshop II: EdiGraalAntónio Vieira de CastroEduGraal: Software para criação de vídeo aulas
15:30-16:00
Coffee Break (Instituto de Educação)Coffee Break
16:00-17:30
Sala 18Sala 3Sala 9Sala 4Sala 12Sala 13Anfiteatro IEULSala 5Sala 1Sala 10Sala 6Sala 2Sala 11Sala 7Sala 8Sala Tecnologias II
Ambientes Virtuais e Habitats DigitaisGuilhermina MirandaAnÁlise De InteraÇÕes Estabelecidas Num FÓrum De Aprendizagem Do Curso De ViolÊncia E GestÃo De Conflitos Na EscolaMaria Celeste Vieira; João Costa e Silva; António José Mendes; Maria José Marcelino; Maria Teresa PessôaA RobÓtica Educativa No Ensino Da ProgramaÇÃoGeni Gomes; Paula AbrantesEducaÇÃo Continuada: ContribuiÇÕes Das InteraÇoes Online Em FÓruns Virtuais Para A PrÁtica DocenteFátima Aparecida da Silva Dias Aparecida da Silva Dias; Nielce Meneguelo Lobo da CostaRedes Sociais Como EspaÇos De RepresentaÇÕes, Sociabilidades, Conhecimento E Arte Na PÓs- Modernidade.Leci Augusto Competências e Desenvolvimento ProfissionalSusana LemosVoluntariado Em Rede: FormaÇÃo A DistÂncia Com Recurso Às AplicaÇÕes Google +Ana Miranda; Anabela Ferreira; Isabel Santos; Janina Eyckmann; Vânia Ponte; Lia Raquel OliveiraDiÁrios Digitais: Contributos Para Uma PrÁtica Da DocÊncia ReflexivaPaulo Gomes; Jacinta MoreiraGameout: O Uso De “gamification” Para Favorecer A ImersÃo Em Diversos EspaÇos PedagÓgicos No Ensino SuperiorPaula CaroleiA UtilizaÇÃo Das Tic No Ensino Das Escolas PÚblicas: Refletindo Sobre Fatores Que Influenciam Seu UsoRozane da Silveira Alves; Daniela Pedra de Mattos; Claudete da Silva Martins; Lourdes Helena Rodrigues dos SantosO Desenho De EstratÉgias De Trabalho Com Tic Com Base No Conhecimento De Professores Experientes: O Caso Das ArtesFernando Albuquerque Costa; Carla Lopes RodriguezFormaÇÃo De Professores Na UtilizaÇÃo De Lms: Proposta De Um Modelo Em Blended-learningMaria Idalina Santos; Ana Amélia Amorim Carvalho E-leaning e Ambientes EmergentesPedro PatrocínioE-portafolio Y B-portafolio: Propuesta De EvaluaciÓn Innovadora Para La EducaciÓn VirtualIngrid del Valle García CarreñoMotivaÇÕes E Constrangimentos Dos Professores Do Ensino Superior Para Adotarem Metodologias De Ensino Baseadas Em E-learningDomingos Martinho; Idalina JorgeEntorno Personal De Aprendizaje Basado En Un Modelo De AdministraciÓn Del ConocimientoChadwick Carreto Arellano; Elena Fabiola Ruiz Ledesma; Salvador Alvarez BallesterosFatores Que Motivam E Influenciam Estudantes De CiÊncias ContÁbeis A Cursar Uma PÓs-graduaÇÃo A DistÂnciaRomualdo Douglas Colauto; Bruna Camargos Avelino; Eduardo Mendes Nascimento; Jacqueline Veneroso Alves da Cunha; Márcia Martins Mendes De Luca A ConcepÇÃo De Um Objeto Educacional Para O Ensino De TransformaÇÕes QuÍmicasDaniela Rodrigues da Silva; Silvia de Castro Bertagnolli; Patrícia Nogueira Hübler; José Cláudio Del Pino E-leaning e Ambientes EmergentesTeresa BettencourtNavegando No Universo Da EducaÇÃo A DistÂncia E Nas Redes Que A Constituem: Dificuldade E PossibilidadesClaudete da Silva Lima Martins; Ana Paula de Deus Mesck; Daniela Pedra Mattos; Lourdes Helena Rodrigues dos Santos; Luciane Collares Araújo; Rozane da Silveira Alves A InfluÊncia Das ExperiÊncias Subjetivas Na FormaÇÃo AcadÊmica Sob A Perspectiva Dos Alunos A DistÂnciaALESSANDRA LISBOA DA SILVA; SANDRA MARIA DE REZENDE VIANAO Ensino A DistÂncia Em Universidades Ibero-americanas: CaracterÍsticas BÁsicas Do Processo Ensino-aprendizagem E A UtilizaÇÃo De Tecnologias De InformaÇÃo E ComunicaÇÃo (tic).gladis falavignaModelos De Tutoria E A ProfissionalizaÇÃo Do Tutor Virtual Em Cursos De Pedagogia Das InstituiÇÕes De Ensino Superior Parceiras Da Universidade Aberta Do BrasilFRANCISNAINE PRISCILA MARTINS DE OLIVEIRA; CLAUDIA MARIA DE LIMAInvestigando As Potencialidades Da EducaÇÃo A DistÂncia Para A FormaÇÃo De Professores De MatemÁticaJuliana França Viol Paulin; Rosana Giaretta Sguerra Miskulin E-leaning e Ambientes EmergentesAna Amélia CarvalhoO Uso Da Web 2.0 Em Cursos De EducaÇÃo A DistÂncia: Criando Novas PossibilidadesMARILENE ANDRADE FERREIRA; MÁRCIA AMBRÓSIO RODRIGUES RESENDEDiscussÃo Online No Ensino Superior: O Papel Dos FÓruns Na Aprendizagem ColaborativaTeresa Oliveira; Lina MorgadoObjetos De Aprendizagem – Uma Proposta De Design PedagÓgicoÂngelo Jesus; Maria João Gomes; Agostinho CruzO Aluno Do Ensino A DistÂncia Em LinhaIrene Tomé; Cândida Pombo E-learning e Ambientes EmergentesVitor Duarte TeodoroA ComunicaÇÃo Em Diferentes Ferramentas Do Ambiente Virtual De Aprendizagem De Um Curso A DistÂncia De FormaÇÃo De Professores: Limites E PotencialidadesLuciane Bertini; Reginaldo CarneiroOrganizaÇÃo Do Trabalho Docente No Ensino Superior Em Regime De E-learning – ImpactosFilipa Barreto de Seabra; Susana HenriquesUma ExperiÊncia De DocÊncia Online De Uma Turma De Grandes DimensÕes Usando O Modelo ColaborativoJoão PazO Computador PortÁtil E O Processo De ReconstruÇÃo Da PrÁtica Do Professor De MatemÁticaMaria Elisabette Brisola Brito Prado; Ana Maria Eivazian Painel III: Tecnologias móveis, conteúdos abertos e direitos de autor Neuza PedroRationale

A evolução tecnológica, a ampliação do acesso à www e a proliferação de conteúdos educativos digitais em acesso aberto conduziram a mudanças irreversíveis no que se entende como conteúdos, ferramentas, espaços e dinâmicas de aprendizagem.
A crescente preocupação com a garantia de elevados padrões de literacia digital nos países europeus conduziu igualmente a que a educação sentisse necessidade de abarcar e responder a necessidades de formação no domínio das tecnologias de informação e comunicação, que se anteriormente se materializavam sobretudo em computadores pessoais e periféricos. Hoje em dia, nasce como foco a tecnologia móvel, nomeadamente, os telemóveis, tablets e gadgets semelhantes.
A generalidade dos cidadãos, em particular os mais jovens, assume hoje o telemóvel como um elemento identitário, de que não se dissociam e que mobilizam para diferentes funções em múltiplos contextos, pelo que se perspectiva imperativo pensar a sua mais-valia pedagógica para a educação e formação.
Perspetivas TeóricasAlda PereiraLa RegulaciÓn De Los Padres Y Madres Sobre El Uso De Internet De Sus Hijos E HijasMIRIAM ALVAREZ LORENZO; MARIA JOSE RODRIGO LOPEZ; SONIA PADILLA CURRA ; ELISA RODRIGUEZ GUTIERREZ Escola E Tecnologia: Um Olhar Discursivo Sobre Essa Complexa RelaÇÃoFernanda Maria Pereira FreireNem Tudo SÃo “links”: ObservaÇÕes Da FormaÇÃo Docente No Ensino TÉcnico, Ao Uso Das Tecnologia De InformaÇÃo.CAROLINA MENDONÇA FERNANDES DE BARROSDe Que Falamos Quando Falamos Em Literacia Digital? Um Estudo ExploratÓrio Baseado Em RevisÃo SistemÁtica De LiteraturaPaulo M. Faria; Altina Ramos; Ádila FariaA Integração Curricular Das Tic No Sistema De Ensino Em Moçambique: Iniciativas Em Curso.Gilberto Luis Antonio; Clara Coutinho Perspetivas TeóricasJoseph ConboyLa EducaciÓn 2.0 Desde La Perspectiva De La RelaciÓn PedagÓgicaFranciele Corti; Cristina Alonso CanoReflexÕes Sobre A Reforma Curricular Na Universidade SÃo TomÁs De MoÇambiqueErnesto Mandlate"la Actualización De Los Docentes De Educación Básica A Través De La Aplicación Y Uso De Las Tic”José Antonio Pérez LópezModalidad De EnseÑanza Universitaria Y Uso De Internet. Estudio En Una Muestra IberoamericanaJose Manuel Rios; Elba Gómez Barajas; Mario Martínez GarcíaDisposiciones Para Innovar Con Tic En La Docencia Universtaria: Creencias De Profesores De Carreras De PedagogÍaJose Miguel Garrido MirandaAs Tecnologias Numa Escola PÚblica Rural: Um Desafio PedagÓgicoDaniela Pedra Mattos Perspetivas TeóricasMª João GomesIntroducing International Standarts In Teaching Informatics In The 7th, 8th And 9th Grade In AlbaniaGenci BeratiA ProduÇÃo E ConstruÇÃo De VÍdeo-caso Em Hipertexto (vch) Na EducaÇÃo MatemÁtica: Possibilidades De ContribuiÇÕes Para A FormaÇÃo Inicial E Continuada De Professores De MatemÁticaAdelino Pimenta; Romulo LinsRelaÇÃo Dos EstagiÁrios E Seus Orientadores Com As Tic: Um Estudo Realizado No Ano Letivo 2011/2012 No Departamento De CiÊncias Sociais E Humanas Da Universidade De Cabo VerdeAdriana Mendonça dos Santos; Maria João GomesGeneralizaciÓn Del Aprendizaje En Ambientes Virtuales: Una RevisiÓn De Los Principios TeÓricos Desde Una Perspectiva CognitivaAntonio Matas; Miguel Angel BallesterosSobre Os Usos Do Computador MagalhÃes Pelos AlunosJoana Viana; Pedro Silva; Conceição Coelho; Conceição Fernandes Projetos e PráticasLuís TinocaTorre De HanÓi: O EspaÇo LÚdico Como IntervenÇÃo PsicopedagÓgica Com Alunos NeesCristina Lucia Coelho; Claudio Bastos; Isabel Caetano; Aline Cavalcanti; Lucas Castro Alves; Laura Germana Palmeira Palmeira; Evandro RodriguesCapacitaÇÃo De Professores De LÍngua Inglesa Das Escolas PÚblicas Do Estado De SÃo Paulo Em Ambiente VirtualMariangela Braga NorteLego Mindstorms: Um Estudo Com Utentes Com Paralisia CerebralCristina ConchinhaProjeto Voo Lp-3: A Leitura Do E No Mundo Digital: Emergindo Novas PrÁticas De Leitura, InterpretaÇÃo E Escrita No SÉculo XxiEmilia Maria Santiago Miranda; Valéria Weckelmann; Paulo José MoreiraDigital Storytelling Nas Aulas De Geografia: Um Estudo Com Alunos Do 10.º AnoArmando Damião Nunes Alves; Clara Maria Pereira Coutinho Projetos e PráticasPedro BrásEbook – Primeiro Olhar Sobre A ConstruÇÃo De Um Dispositivo PedagÓgico No Ensino/aprendizagem Da Biologia E GeologiaPaula Alexandra Ramos Gonçalves; Jacinta Rosa MoreiraA Invisibilidade Dos EcrÃs E A InclusÃo Escolar De Alunos Com Dificuldades Visuais: Breve ReflexÃo TeÓricaAna Melro; João CastilhoDigital Natural History Repositories And Tools For Inquiry-based EducationRaquel Barata; Inês Paulino; Bruno Ribeiro; Fernando Serralheiro; Luís Filipe Lopes; Maria Judite AlvesA UtilizaÇÃo Do Computador E Internet Por IdososRita BritoO Ensino De Software Aplicado À AutomaÇÃo Industrial Utilizando A Aprendizagem Baseada Em Problemas: Relato De Desenvolvimento No Ensino Profissionalizante Do Campus Joinville Do IfscStefano Romeu Zeplin; Jeferson Luiz CurzelAnálise Estatística Da Percepção De Estudantes Brasileiros De Ensino Médio Sobre Os Efeitos Das Tecnologias Na Promoção Do ConhecimentoIVONE SOARES L. CARVALHO Projetos e PráticasJoão PaivaBlog No Ensino Da Psicologia Da EducaÇÃo: ReconfiguraÇÃo Das MediaÇÕesLucia de Mello e Souza Lehmann; Cristina Lucia Maia Coelho Maia Coelho; Rosângela Lopes LimaA CoordenaÇÃo Motora Em Parceria Com A Web 2.0Fabíola Bento Soares; Ana Cecília Jorge de SouzaContributos Para O Estudo Das Tic Como Área De FormaÇÃo TransdisciplinarElisabete Cruz; Fernando Albuquerque CostaJovens Professores No Contexto Da PrÁtica E As TicHeloisa Helena Oliveira de Magalhães CoutoLimites, Possibilidades E Potencialidades Das Redes De Apoio A Implantacao Da Cultura Das Tic Em Cursos De Formacao De ProfessoresAndré Magalhães; Valnice Paiva Simpósio IIIAna Pedro e João Filipe MatosPrÁticas PedagÓgicas Inovadoras No Ensino BÁsico E SecundÁrioJoão Filipe Matos; Ana Pedro; Pedro Patrocínio; João Piedade; Gonçalo Simões; Maria Daires Sitima; Rosária Alves Workshop IIIJosé Paulo SantosQuadros Interactivos - iTEC Workshop IVVânia NetoMicrosoft
17:30-18:30
Sessão Plenária III : António Moreira (Anfiteatro IEUL)João Filipe MatosSessão Plenária III : António Moreira
19:00-22:00
Jantar Social (Pavilhão do Conhecimento)Jantar Social | Pavilhão do Conhecimento

Morada:
Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva
Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01
1990-223 Lisboa

Transportes:
Taxi
Metro (Linha Vermelha | Estação do Oriente
Sunday, 2 December 2012
9:00-10:30
Sala 18Sala 2Sala 15Sala 3Sala 9Anfiteatro IEULSala 1Sala 5Sala 10Sala 6Sala 11Sala 7
Ambientes Virtuais e Habitats DigitaisTeresa PessoaDiscursos De Professores Sobre As Comunidades De PrÁtica No Seu Desenvolvimento Profissional: Premissas, Constrangimentos E MotivaÇÕes – AnÁlise De ConteÚdoIdalina JorgeRedes Sociais E EducaÇÃo: O Facebook Enquanto Um EspaÇo Com Potencialidades Para O Ensino Superior De MatemÁtica?Alexsandro Paixão; Diego Almeida; André Magalhães; Danton FreitasFacebook, FÍsica E Social Network AnalysisNeuza Pedro; Carla Valentim FerreiraRedes Sociais E Escola: Antagonismo Ou ConvergÊncia?Vera Monteiro; Alda PereiraComunidades De PrÁtica Online: Que Realidades?Maria Antonieta Rocha; Alda Maria Pereira Competências e Desenvolvimento ProfissionalIsolina OliveiraWhat Kind Of Interaction Is Accomplished During The Construction Of A Wiki?Bianor Valente; Paulo Maurício; Ana TeodoroThe Use Of Ibse As A Tool For The Development Of Teachers’ Curriculum: Challenges And Opportunities Offered By Lotc InstitutionsMaria Amélia Martins-Loução; Gisela Gaio-Oliveira; Ana Raquel Barata; NUno CarvalhaoExplorando A Criatividade Para O Aprendizado: Um Relato De ExperiÊncia No Curso TÉcnico Em InformÁtica Do IfmsOlavo José Luiz Junior; Luiz Fernando Delboni Lomba; Claudio Zarate SanavriaA Tecnologia Da InformaÇÃo E ComunicaÇÃo: Acessos À HistÓria E Filosofia, CiÊncia, Tecnologia, Sociedade E Ambiente. Experimentando DiÁlogosNewton Fraga; Renato Pereira da Silva; Dayanne Kauling; Jeremias Ferreira da Costa; Sérgio Camargo; Lauro Luiz SamojedenLiteracia Digital E Literacia Da InformaÇÃo - CompetÊncias De Uma Era DigitalAna Loureiro; Dina Rocha Comunicações Multitema OnlineJoão PiedadeRepositÓrios Digitais Educacionais:uma Nova Perspectiva Para Articular As Tecnologias Ao Processo De Ensino E AprendizagemPaloma Alinne Alves Rodrigues; Maria Inês Ribas RodriguesAmbientes Virtuais De Aprendizagem Na FormaÇÃo Continuada A DistÂncia De Professores: Relato De Uma ExperiÊnciaFabiane Sarmento Oliveira Fruet; Miguel Alfredo Orth; Janete Otte; Marcus Freitas NevesMapeando Outras Metodologias De Pesquisa Em EducaÇÃo: Compartilhamento Viral No Facebook.Rodrigo Castro; Antoniela Martins; Marcela Gomes; Mônica Bandeira; Rosária SperottoPercepÇÃo De Docentes Sobre CaracterÍsticas Dos Alunos Adolescentes Na Sociedade DigitalHeloisa Paes de Barros ArrudaO Uso Das Tic’s Na Arquitetura: Integrando Conceitos, Arquitetura E Meios DigitaisCAROLINA MENDONÇA FERNANDES DE BARROSInnovaciÓn Disruptiva Para Un Aprendizaje Por Proyectos Con La Web 2.0Lourdes Villalustre E-learning e Ambientes EmergentesJoana CoelhoPráticas Pedagógicas Com Recurso Ao B-learning No Ensino Superior: (re) Ação Com Ferramentas Da Web 2.0Maria Justina Martins Silvano; Ana Margarida Pinheiro Bastos SantosPerspectivas De Professores-alunos Sobre A Mediação Pedagógica: Um Estudo De Caso Do Curso De Especialização Tecnologias E Educação.EUNICE CASTRO; GILDA CAMPOSDispositivos MÓveis Em Sala De Aula: Uma RevisÃo BibliogrÁficaDavid Santos; Adolfo Duran; Teresinha BurnhamA VisualizaÇÃo CartogrÁfica Como AuxÍlio Na AnÁlise De Dados Em Ambientes Virtuais De Aprendizagem Utilizando O Sistema MapperKlaus Schlünzen Junior; Gabriel Oliveira Jerez; Alisson Fernando Coelho do Carmo; Denise Ivana de Paula Albuquerque; Danielle Aparecida do Nascimento dos SantosAngry Birds Rio: Interface Ludica E Facilitadora Do Processo Do Ensino E Da Aprendizagem De Conceitos MatemÁticosFilomena Moita; Achiles Luciano; Aline Costa E-learning e Ambientes EmergentesRogério Costa“images Of Britain And The British”- Um Hiperdocumento De Flexibilidade Cognitiva Para Desenvolver A Compreensão Do Texto Escrito.Maria Isabel Orega; António MoreiraTutoria A DistÂncia No Curso De Licenciatura Em EducaÇÃo FÍsica A ExperiÊncia Da Universidade Aberta Do Brasil Na Universidade De BrasÍliaRosana AmaroDigital Textbooks Platforms: Trends And TechnologiesLuís FernandesA FormaÇÃo Online De Educadores: Quantidade E QualidadeSilene Kuin Painel IV: Que currículo para o século XXI?Fernando Albuquerque CostaPainel IV: Que currículo para o século XXI? Perspetivas TeóricasJoaquim PintasilgoAnÁlise Inicial Da RecontextualizaÇÃo Da PrÁtica PedagÓgica Do Professor Por Meio Do Uso Do Laptop Educacional Em Sala De AulaKatia Alexandra de Godoi; Flaviana dos Santos SilvaO Ensino De QuÍmica Aliado Ao LÚdico Numa Pedagogia EmpreendedoraJanet Carvalho do Nascimento Chaves Neiva; Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano; Luciene Aparecida Gouvea NogueiraDas Teorias PrÉ-tecnolÓgicas Às Abordagens ColaborativasClaudia Machado; Maria Auxiliadora de Almeida FariasO Adestramento Wittgensteiniano Como Possibilidade PedagÓgica Frente Às Incertezas Do Construtivismo.CAROLINA FRAGOSO GONÇALVES; JULIO CESAR RAMOS ESTEVES; LENILSON ALVES DOS SANTOSOpiniÕes E IntenÇÕes De Futuros Educadores De InfÂncia/professores Sobre A IntegraÇÃo Das Tic Na Sua PrÁtica ProfissionalRita Brito Perspetivas TeóricasGonçalo SimõesA SistematizaÇÃo Da Aprendizagem Em Ambientes Virtuais: Potencialidades De Um Modelo De EnsinoMaria de Lurdes Figueiredo; Deolinda Barbosa; Maria Ângela SilvaOs Potenciais Da Comunidade Virtual De Aprendizagem E Os CenÁrios Educacionais No SÉculo XxiAlício Rodrigues da Silva NetoFormaÇÃo Continuada De Professores E PrÁtica PedagÓgica Com Tecnologias: Enlaces EmergentesAdriana RichitTecnologias MÓveis Com ConexÃo Sem Fio Na Escola E A OrganizaÇÃo Do Trabalho PedagÓgicoGeorge França dos Santos; Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida; Marilene Andrade Ferreira; Valdirene Gomes dos Santos de JesusAvaliaÇÃo Da PerceÇÃo Dos Formandos Sobre O Software WebqdaDayse Neri de Souza; António Pedro Costa; Francislê Neri de Souza Perspetivas TeóricasPedro CabralA IntegraÇÃo Das Tic Pelos Professores Do 1º Ceb, Do Concelho De Vila RealAna Maria Bastos; Joaquim José EscolaContributos Do Uso Do E-portefÓlio Para A MudanÇa De Paradigma De AvaliaÇÃo Em EducaÇÃo E FormaÇÃo De AdultosCarla Manuela Navio Dias; Lia Raquel Moreira Oliveira; Maria Palmira Carlos AlvesAbordagens Educacionais E Desenvolvimento De Recursos Educativos Digitais Para O Ensino Da MatemÁticaFelipe Melo; José Adeildo Amorim; Bruna BarrosEducação Para Os Media No Jardim-de-infância: A Utilização Do ComputadorFilipa AndradeAspectos EpistemolÓgicos Das Tecnologias De InformaÇÃo E ComunicaÇÃo E O Ensino E Aprendizagem Da MatemÁticaJuliana França Viol Paulin Projetos e PráticasJoão Correia de FreitasEstratÉgias De AvaliaÇÃo Digital Num Curso De FormaÇÃo De ProfessoresTeresa Fernandes; luís TinocaO Ensino De Diagramas AtravÉs Da GrÁfica Digital: AnÁlise E ExperimentaÇÃo Do Processo De RepresentaÇÃo Em Uma PrÁtica De Peter Eisenman.CAROLINA MENDONÇA FERNANDES DE BARROSCurriculum E Novos Media Na EducaÇÃo Em LÍnguasLuís Salema; Teresa CardosoObjetos De Aprendizagem Interativos: AnÁlise Do Desempenho Dos Alunos De CiÊnciasIvan Pagnossin; Carolina Costa Cavalcanti; Roberta Soledade; Gil da Costa Marques“quando O Computador Trabalha Pensa-se Na CabeÇa”: RepresentaÇÕes De CrianÇas Em Idade PrÉ-escolarElisabete Cruz; Rita Brito Projetos e PráticasElsa FernandesAprendizaje A Través De Redes Sociales: Una Experiencia En Modalidad Stricto SensuJosé Antonio Pérez LópezComo É A AgÊncia Distribuida Entre Alunos, Professores E Robots?Elsa FernandesUm Ponto De Continuidade Mediante O Uso Do Winplot Em Uma Perspectiva SemióticaMaria Margarete Rosário Farias; Rosana Giaretta Sguerra MiskulinTecnologias Da InformaÇÃo E ComunicaÇÃo E A EducaÇÃo; PercepÇÃo E ValorizaÇÃo Interdisciplinar.Renato Pereira da Silva; Newton Fraga; Dayanne Kauling; Jeremias Ferreira da Costa; Sérgio Camargo; Lauro Luiz Samojeden Simpósio IVJosé MotaXle – Ecologias De Colaboração, Cooperação E Aprendizagem OnlineJosé Mota; Maria Paula Silva; Paulo Simões; Maria João Spilker; João Paz
10:30-11:00
Coffee Break (Instituto de Educação)Coffee Break
11:00-12:00
Sessão Plenária IV: Richard Noss (Anfiteatro IEUL)João Filipe MatosLearning the unlearnable: teaching the unteachable
12:00-13:00
Sessão de Encerramento (Anfiteatro IEUL)João Filipe MatosSessão de Encerramento

 

Desenvolvido por OpenConf®
Copyright ©2002-2012 Zakon Group LLC